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Tecnologia: precisamos entregar uma experiência completa



Embora já sentimos os sinais da recuperação da economia, o ano de 2017 ainda não foi bom para o varejo tradicional e 2018 não se mostra muito otimista. Grandes redes continuam a fechar unidades, inclusive em shoppings; e os pequenos comércios perdem espaço para a ultrajada placa de “Aluga-se”. Não se engane, isto não é um fato isolado em nosso País, esse cenário tende a seguir globalmente.


Mas por quais motivos essas empresas continuam perdendo espaço? Existem outros fatores, mas o mais relevante é a facilidade de acesso e compartilhamento de informação que estão moldando um novo padrão de comportamento do consumidor. As pessoas não vão mais tanto a shopping centers, e cada vez mais preferem comprar online. Também estão menos consumistas, mais conscientes, mais exigentes e procurando mais experiências de vida.


O empoderamento do consumidor, a facilidade de pesquisar e comparar preços apenas com o celular, muitas vezes pode gerar menos fidelização à marca ou empresa. Por outro lado, já existem pesquisas, que mostram que a Geração Y, tende a fidelização àquelas empresas que interagem com eles por meio das redes sociais.


A nova geração de consumidores, está mudando completamente o modo de fazer negócios e muitas empresas ainda não entenderam como reinventar seu segmento para atender essas expectativas. Não menciono apenas sobre as gerações Y (idade entre 21 a 34) e Z (15-20); muitas pessoas maduras, sobretudo das classes sociais AB, já aderiram completamente à estas novas formas.


Não se trata mais de consumir e sim de experimentar. O que aumenta consideravelmente o leque de opções de compra e venda, gerando uma grande complexidade na forma de estruturar a organização, e a necessidade de adotar a transformação digital como mindset estratégico.


O uso da tecnologia como driver do negócio será essencial para os negócios – inclusive para o varejo, bem como uma cultura inovadora, voltada para o consumidor através de uma experiência verdadeiramente completa. Tendo em vista esse cenário, existem algumas soluções para melhorar os processos de compra, venda e gestão, como:


Análise de dados: Inteligência comercial

  • Uso de inteligência artificial e Big Data para criar uma experiência de compra personalizada por cliente, seja na loja física, e-commerce ou outro canal, gerando maior fidelização.

  • Otimizar o processo de precificação através de promoções dinâmicas conforme variáveis definidas, como horário, estoque, dia da semana entre outras.

  • Melhorar toda a cadeia de suprimentos, integrando informações de fornecedores, parceiros e operação, otimizando o processo de inventário, gestão do estoque e distribuição dos produtos entre as lojas.

Fusão off-line e on-line: Experiências digitais

  • O maior desafio é realizar a fusão entre o mundo físico e o digital, melhorando a jornada de compra.

  • Uso de realidade aumentada para estender a experiência além do tradicional, disponibilizando maiores informações de produto, provador virtual, sugestões baseadas em personas, além de uma infinidade de opções para satisfazer e encantar o cliente.

Atendimento em Multicanal

  • Ter o foco no cliente, entender sua jornada de compra, oferecendo ao consumidor a mesma experiência de relacionamento em todos os canais de venda. E isso não se limita a ter o mesmo preço no e-commerce e na loja física.

  • O cliente passa a decidir como prefere consumir, podendo realizar a compra on-line e optar por retirar em uma loja mais próxima ou comprar em uma loja física e receber em casa, entre uma variedade de opções.

Aplicação de Iot e beacons


O termo IoT–Internet of Things (Internet das Coisas) parece que saiu dos filmes de ficção científica, mas já está presente no dia-a-dia dos consumidores, a utilização de smart devices, sensores e beacons para melhorar a experiência do consumidor e, ao mesmo tempo, armazenar dados para análises de comportamento.


Usando beacons (dispositivos de comunicação sem fio) identifica-se se um determinado produto gera interesse e pouca venda, podendo avaliar política de preço, ou até mesmo agrupar produtos de mesma característica e identificar qual tem mais saída, podendo melhorar a estratégia comercial e de portfólio de produto.


Neste atual cenário exponencial, o modo como vivemos está em constante evolução, consequentemente, gerando grandes mudanças em todas as formas de relacionamento, principalmente nos negócios.

Concluindo, o uso de tecnologia pode ser um grande diferencial e deve ser tratado como estratégico nessa era da transformação digital.


Prepare-se, inove e invista em tecnologia.


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