top of page

A importância da tecnologia nos negócios


Uso de ferramentas tecnológicas possibilitam a personalização das vendas no varejo.

Com o avanço diário da tecnologia, as empresas no geral estão se adaptando para oferecer as melhores experiências de compra para os clientes. No mercado varejista, as lojas estão adquirindo diversas tecnologias para melhor o atendimento e aumentar o relacionamento com os clientes. As empresas também estão investindo em tecnologias que proporcionam atendimento personalizado e promoções direcionadas para perfis específicos de clientes, algo que já acontece no e-commerce, mas pouco em lojas físicas.


As empresas já sabiam da importância de personalizar atendimento e valorizar os clientes, e hoje com a popularização da tecnologia é possível implantar essa nova forma de abordagem.


O primeiro passo para personalizar a abordagem é captar os dados dos clientes para conhecê-los melhor. Antigamente isso era feito através de entrevistas rápidas realizadas por funcionários dentro das lojas ou em pontos estratégicos, hoje através da tecnologia é possível obter os dados do cliente de forma fácil e legalmente correta. Oferecer Wi-Fi ao consumidor que, para usá-lo, precisa se cadastrar com dados de uma rede social ou nome e e-mail, é um exemplo.


Depois de obter os dados é preciso fazer uma análise completa e dar valor as informações, isso é possível por meio da tecnologia de Big Data (leia mais sobre o assunto aqui). Essa etapa é muito importar para conhecer o perfil de cada cliente da sua loja e personalizar de forma efetiva baseada em dados reais.


Uma mesma loja pode ter diversos perfis de público, e você pode criar estratégias diretamente com cada grupo, por isso é importante conhecer o padrão de compra, desejos e necessidades de cada perfil.


Com os dados organizados é hora de direcionar os produtos, campanhas, ações de marketing, para cada perfil e criar um relacionamento com os clientes.


Essa personalização é feita através da tecnologia das coisas, beacons, Wi-fi, sensores de coleta de dados, aplicativos mobile e plataformas para gerenciar essas tecnologias.



Fonte: DCI






Posts Em Destaque
Posts Recentes
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page